O processo de avaliação decorre segundo as etapas seguintes:
1a Sessão - com os pais (ambos de preferência, ou consentimento de ambos quando não for possível a presença no primeiro momento)
- Estabelecimento de relação terapêutica com a criança e pais
- Caracterização do pedido inicial
- Recolha de informações
- Entrega de inventários de avaliação (para contexto familiar e escolar)
- Estruturação e agendamento do processo de avaliação e/ou intervenção
2a e 3a Sessão - com a criança/jovem
- Estabelecimento de relação terapêutica
- Procedimentos de avaliação
- entrevista
- aplicação de provas de avaliação
- cognitiva
- emocional
- psicopedagógica
4a Sessão - com os pais (ambos de preferência ou em separado se assim for solicitado)
- Estabelecimento de relação terapêutica
- Caracterização do desenvolvimento e contexto familiar
- Procedimentos de avaliação (caso necessário)
5a Sessão (se for pertinente para o processo) - com o educador / professor / director de turma
- Caracterização do processo educativo e contexto escolar
6a Sessão - com os pais e criança
- Devolução dos resultados da avaliação e planificação da intervenção, definindo como foco o aconselhamento psicoeducativo para os contextos familiar e escolar