Psicologia Clínica | Psicoterapia

Psicologia Clínica e da Saúde

Consulta Psicológica | Psicoterapia 
(crianças, adolescentes e adultos)

Considera-se especialista em psicologia clínica e da saúde o profissional a quem é reconhecida competência científica de aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas da área clínica e da saúde, nomeadamente no diagnóstico, avaliação psicológica, planeamento, monitorização, intervenção psicológica, consultoria, avaliação da intervenção, conceptualização de caso e investigação.
Na intervenção centrada na saúde mental, o psicólogo tem um tipo de intervenção diferente da de um psiquiatra, nomeadamente: técnicas de diagnóstico próprias, instrumentos de avaliação próprios, e uma intervenção centrada na relação terapêutica, não receitando qualquer tipo de medicamentos. A psicologia acompanha diversos tipos de problema, independentemente da origem ser fisiológica/orgânica, existencial ou traumática.

A psicoterapia individual ou grupal é uma modalidade de tratamento psicológico, eticamente informado, baseado em princípios científicos enquadrados teoricamente, no contexto da relação com profissionais com o propósito de reduzir o sofrimento psicológico, promovendo o desenvolvimento pessoal e a possibilidade de fazer escolhas livres e conscientes. O processo psicoterapêutico desenvolve-se no contexto de uma relação de confiança na qual, através da expressão verbal e não verbal, os psicoterapeutas e os pacientes/clientes cooperem no sentido da mudança.

O modelo psicoterapêutico teórico-clínico no qual baseio a minha prática é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Está reconhecida, atualmente, como a intervenção de primeira linha no tratamento das perturbações emocionais em crianças, adolescentes e adultos, com vários estudos de resultados a comprovar a sua eficácia terapêutica.
Ainda que existam protocolos de atuação específicos e validados para cada diagnóstico, existe uma tendência para reconhecer eficácia a modelos tranversais de intervenção, que possam ser aplicados a várias perturbações, nomeadamente, em comorbilidade. Nesta busca de intervenções cada vez mais eficazes que ajudem a lidar com problemáticas emocionais, foco atualmente a minha formação e treino na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) (Hayes et al., 1999) uma abordagem na qual mais do que ter como alvo o conteúdo e a forma da experiência interna (pensamentos, sentimentos, sensações corporais), visa alterar a relação que se tem com estes fenómenos, com vista a diminuir o seu impacto comportamental. Isto representa uma alternativa, que inclui a aceitação de pensamentos e sentimentos, o desenvolvimento de uma atitude aberta em relação a eles e a tomada de decisão comportamental baseada no que é mais importante, mesmo quando pensamentos e sentimentos o dificultam.

Partimos de uma avaliação compreensiva de cada pessoa que nos procura, do seu contexto, história de vida e dificuldades actuais, e das suas conclusões propomos um caminho para alcançar objectivos, para uma descoberta de si mesmo e para o seu desenvolvimento pessoal, para a resolução de dificuldades que lhe permitam um funcionamento pleno nas suas áreas principais (familiar, escola, trabalho, etc). Como estratégias de avaliação utilizamos técnicas e métodos de entrevista clínica, observação directa, questionários de auto-resposta, escalas de desenvolvimento intelectual e sócio emocional.

Procuramos uma adequada descrição e compreensão da pessoa, das suas dificuldades bem como dos seus valores e direção de vida, para que possamos estabelecer em conjunto os objectivos de uma intervenção terapêutica

Acredito no potencial da relação terapêutica, com aceitação e colaboração, que proporcione auto-conhecimento e permita a exploração e compreensão das particularidades, limites e potencialidades de cada um, dando lugar à mudança no sentido da flexibilidade, significado e desenvolvimento. 

Desenvolvo o meu trabalho em prática privada na Pomar de Braços em Alcobaça e no Núcleo de Psicologia de Leiria, onde proporcionamos uma intervenção especializada e integrada. Sempre que necessário desenvolvemos um trabalho integrado na nossa equipa multidisciplinar ou em articulação com outros profissionais e interlocutores.



Adultos

  • Depressão e outras Perturbações de Humor
  • Ansiedade (fobias e pânico, ansiedade generalizada e social), obsessões e compulsões, stress pós-traumático
  • Luto e perda
  • Perturbações da Personalidade
  • Aconselhamento Parental

Crianças e Adolescentes

  • Perturbações do Sono
  • Perturbações da Eliminação: enurese e encoprese
  • Dificuldades de Aprendizagem e Problemas de Comunicação
  • Perturbações de Comportamento
  • Défice de Atenção / Hiperatividade
  • Perturbações de Ansiedade
  • Perturbações do Humor


Ajustamento às Transições do Ciclo de Vida
  • Separação e Divórcio
  •  Luto e Perda 



Avaliação Psicológica

Realizamos avaliações nos seguintes domínios:
  • Perturbações de Ansiedade (Pert. de Ansiedade Generalizada, Pert. de Pânico, Stress Pós-Traumático, Fobia Social, Pert. Obsessivo Compulsiva
  • Perturbações do Comportamento (Défice de atenção / Hiperactividade, Desafio e Oposição)




Nota: Algumas destas áreas são realizadas com a colaboração de colegas especializados no respectivo domínio.

Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre